INFORMAÇÕES E NOVIDADES

Blog & Vídeos

Pele

Bem-Estar Emocional e a Pele: Qual a relação?

A pele, além de seu papel biológico de proteção, desempenha um papel fundamental na construção da autoestima e na percepção da própria imagem.

Em tempos de mídias sociais e enaltecimento das aparências, os cuidados com a pele vão além de uma questão apenas de vaidade. Há também a relação direta e proporcional com o bem-estar emocional.

Problemas de pele ou a percepção de uma pele mal cuidada, podem impactar negativamente a saúde emocional.  Picardi et al. (2005) publicou um estudo no periódico “Archives of Dermatology” indicando que distúrbios dermatológicos, como acne, vitiligo, psoríase e eczema, estão correlacionados com um aumento na prevalência de ansiedade e depressão.

A relação inversa também é verdadeira. Quadros emocionais como o estresse crônico, ansiedade e depressão são gatilhos para o desencadeamento ou o agravamento de doenças de pele. Isso pode levar a um ciclo contínuo de baixa autoestima e desânimo.

Chiu et al. (2017) na revista “Psychological Medicine”, já destacavam de forma evidente a relação entre o estresse psicológico e o agravamento de condições dermatológicas, como a dermatite atópica e a psoríase, por exemplo. 

E o outro lado da moeda em relação à pele e ao bem-estar?

Por outro lado, a percepção de uma pele bem cuidada e hidratada traz um efeito positivo na sensação de bem estar e elevação da autoestima.

Kim et al. (2007) explorou os efeitos positivos do uso de produtos de cuidados cutâneos na redução do estresse em mulheres.

O ato de cuidar da pele, e observar os resultados diante do espelho ou através de elogios, proporciona não apenas benefícios psicológicos positivos como também físicos.

Dessa forma, constroi-se um ambiente propício para que a pessoa esteja sempre motivada a manter uma rotina de cuidados com o corpo e com a pele.

A autoestima elevada está relacionada a uma maior aprovação de si mesmo, proporcionando força, ânimo, motivação e autoaceitação. Gera-se assim um conjunto de sentimentos e pensamentos positivos que influenciam o humor humor e a forma como se encara o dia-a-dia. 

Pessoas que se adaptam a uma rotina diária de cuidados com a pele, como o uso do protetor solar diariamente, aplicação de hidratante após o banho, visitas rotineiras ao dermatologista, geralmente são pessoas motivadas e que, de alguma forma, sabem que isso é importante para seu bem estar físico e emocional. 

Em síntese, a relação entre a pele, bem-estar emocional e autoestima é inegável e se influenciam mutuamente. Sua cútis pode ser o reflexo da sua saúde mental. Se você ainda não sabe por onde começar, procure seu dermatologista, afinal, pele saudável, mente saudável!

Dr.

Túlio Souza

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) com mais de 14 anos de experiência em preenchimentos definitivos. Aprendi sobre preenchimento com os criadores da técnica no mundo: Dr. Gottfried Lemperle e Almir Nacul. Minha missão é levar procedimentos sérios e seguros aos nossos pacientes, sejam eles estéticos ou reparadores.

Leia também

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer conteúdo personalizado. Ao continuar a utilizar nosso site, você concorda com nossa política de privacidade e uso de cookies.
Saiba Mais