INFORMAÇÕES E NOVIDADES

Blog & Vídeos

musculação

Musculação x Preenchimento Definitivo: potencializadora de resultados?

A musculação é uma das práticas de atividade física mais difundidas atualmente.

Seus ganhos em termos de estética e saúde são indiscutíveis.

No entanto, você conhece a relação dela com o Preenchimento Definitivo?

Quando fazemos essa pergunta, pode ser que você fique com dúvidas sobre como o preenchimento com PMMA é impactado pelo aumento da massa muscular decorrente da musculação.

E é exatamente para isso que escrevemos este texto, para te mostrar a importância desse tipo de atividade física no aprimoramento dos resultados e como isso se processa a nível local onde está o preenchedor definitivo.

Curiosa(o) para saber mais?

Então boa leitura!

DESCUBRA NA LEITURA DESSE TEXTO

  • Qual a importância da musculação para o refinamento dos resultados obtidos com o Preenchimento Definitivo?
  • Musculação é necessidade ou recomendação?
  • O que acontece com o preenchedor ao aumentar a massa muscular pela prática de musculação?

Qual a importância da musculação para o refinamento dos resultados obtidos com o Preenchimento Definitivo?

A musculação é constituída basicamente pelo que chamamos de treinamento de força mecânica.

Partindo desse pressuposto, é preciso entender que o nosso tecido muscular é composto basicamente por fibras, principalmente de 3 tipos:

  • Tipo I: oxidativas de contração lenta, ou vermelhas e anaeróbicas
  • Tipo IIA: glicolíticas de contração rápida, ou brancas anaeróbicas
  • Tipo IIB: oxidativas glicolíticas ou intermediárias de contração rápida.

Isso quer dizer que os diferentes esforços mecânicos que impusemos às diversas fibras musculares podem promover o que chamamos de hipertrofia muscular, ou seja, ocorre um aumento do volume celular.

Diferentemente da hiperplasia muscular, que seria o aumento do número de células musculares. Ambos são processos metabólicos pelos quais passam as células dos nossos músculos.

E é exatamente com a hipertrofia muscular, ou aumento de volume da fibra muscular, que o volume corporal começa a se alterar.

Nesse ponto você pode estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com o Preenchimento Definitivo, e a resposta é simples.

Quando estimulamos as fibras musculares a um nível suficiente pela musculação, ocorre a hipertrofia muscular (aumento de volume dessas fibras) e isso, no caso do bumbum, deflagra uma projeção de volume na região glútea.

Por usa vez, o PMMA que se encontra inserido corretamente no nível intramuscular profundo não sofre alteração, nem movimentação, contudo, como o volume final (preenchedor definitivo + volume da fibra muscular) aumenta com a hipertrofia muscular, um bumbum mais definido e projetado pode aparecer como resultado.

Seria uma espécie de refinamento dos resultados já obtidos com a Bioplastia de glúteos.

Musculação é necessidade ou recomendação?

Como exposto anteriormente, a musculação promove um aumento consequente do volume da fibra muscular e, com isso, da projeção do bumbum.

Contudo, é uma recomendação, NÃO uma necessidade. Muitas pacientes com preenchimento definitivo não fazem dessa prática de atividade física uma realidade e mantém seus glúteos empinados e projetados apenas pelo poder volumizador do PMMA.

Afinal, a produção intensa de colágeno a nível intramuscular profundo é o que garante a expansão do volume dos músculos que compõe os glúteos.

Conforme o processo de neocolagênese vai acontecendo pelos fibroblastos, a partir de 90-120 dias do procedimento até cerca de 1 ano após, a musculatura acima da zona que recebe o preenchedor é projetada, revelando o ganho de volume pelo preenchedor.

A recomendação da musculação advém de outras vantagens já comprovadas da prática desse tipo de atividade física, como melhora das articulações, ganho de resistência muscular, redução do percentual de gordura corporal, maior condicionamento e aumento da densidade óssea (muito importante em mulheres no climatério).

São por esses critérios de saúde global que a musculação está recomendada, pois pelos critérios unicamente estéticos, o próprio preenchedor já possui poder para promover uma volumização adequada no bumbum.

A musculação seria uma espécie de “cereja do bolo” em relação aos resultados do Preenchimento Definitivo.

O que acontece com o preenchedor ao aumentar a massa muscular pela prática de musculação?

O PMMA quando inserido corretamente, ou seja, a nível intramuscular profundo, não se desloca.

Isso quer dizer que o local de inserção pela microcânula será efetivamente onde ocorrerá todo o processo de síntese da matriz de colágeno pelos fibroblastos e a consequente volumização.

As microesferas do Polimetilmetacrilato, hoje em sua 4ª geração e dotadas de alta tecnologia agregada, já são confeccionadas para que se comportem conforme o esperado pelo médico aplicador.

Isso quer dizer que não causam reação local, não se movem e estimulam fortemente a formação de colágeno onde são depositadas.

Dessa forma, ainda que ocorra um aumento do volume das fibras musculares como consequência do treinamento de musculação, as microesferas não sofrem alteração nem movimentação.

Já que o músculo acima delas é que será sofrerá o processo de expansão volumétrica.

Em resumo: aliar a prática de musculação subsequente ao Preenchimento Definitivo é uma condição recomendada (pois traz inúmeros ganhos principalmente em saúde), mas não necessária.

Fica a cargo do estilo de vida de cada paciente a decisão final, sempre tranquila(o) de que não interfere diretamente no procedimento, apenas melhora o aspecto externo do bumbum por auxiliar a volumizar ainda mais a região pela projeção da musculatura.

Como recado final, lembre-se sempre: em caso de dúvida, procure seu médico de confiança.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Referências

BLANCO SOUZA, Túlio Armanini, Colomé, LM, Bender, EA et al.Recomendação do Consenso Brasileiro sobre o Uso do Preenchimento de Polimetilmetacrilato na Estética Facial e Corporal.Aesth Plast Surg42, 1244-1251 (2018). Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s00266-018-1167-1>. Acesso em: 07 fev, 2023.

MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F. Anatomia orientada para a clínica. 6 Rio De Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2011, 1103 p.

NÁCUL, Dr. Almir. Bioplasty, the Interactive Plastic Surgery: How a physician must advise his patients. Editora Quintessence, 1 jan. 2018.

Dr.

Túlio Souza

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) com mais de 14 anos de experiência em preenchimentos definitivos. Aprendi sobre preenchimento com os criadores da técnica no mundo: Dr. Gottfried Lemperle e Almir Nacul. Minha missão é levar procedimentos sérios e seguros aos nossos pacientes, sejam eles estéticos ou reparadores.

Leia também

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer conteúdo personalizado. Ao continuar a utilizar nosso site, você concorda com nossa política de privacidade e uso de cookies.
Saiba Mais