INFORMAÇÕES E NOVIDADES

Blog & Vídeos

prótese glútea

Substituição de Prótese Glútea por PMMA: é possível?

Prótese glútea X PMMA.

A gluteoplastia é uma das áreas de maior crescimento dentro do mercado de procedimentos médicos estéticos.

Essa região do corpo tem recebido muita atenção nos últimos anos, o que aumentou a demanda de pacientes para melhora do contorno corporal e aumento do volume nos glúteos.

Nesse segmento, o uso de prótese glútea e o Preenchimento Definitivo com PMMA são duas opções bastante difundidas.

Contudo, muitas pacientes possuem dúvidas a respeito das diferenças entre esses procedimentos e se é possível migrar do uso de prótese para o Polimetilmetacrilato.

Se esse for o seu caso, se você já possui implante intraglúteo ou se por algum motivo precisou retirá-lo e agora possui o desejo de realizar a Bioplastia com PMMA, este texto é para você!

Nele explicaremos os principais pontos a respeito de cada opção, em um comparativo direto e objetivo. Além disso, salientaremos alguns pontos de destaque para que esse processo seja feito com a decisão mais informada possível da sua parte.

Boa leitura!

DESCUBRA NA LEITURA DESSE TEXTO

  • Entendendo mais sobre a prótese glútea
  • Comparativo da prótese glútea X PMMA para aumento do volume do bumbum
  • Cuidados na substituição da prótese glútea por Polimetilmetacrilato

Entendendo mais sobre a prótese glútea

Antes de mais nada, é preciso que você entenda melhor a gluteoplastia com prótese glútea.

A utilização de prótese para aumento de volume nos glúteos é um procedimento bem tradicional dentro da Cirurgia Plástica.

Basicamente, consiste em uma técnica cirúrgica para colocação de um artefato de silicone dentro do músculo glúteo maior.

Para isso, são utilizados dois tipos de incisão, a interglútea, na qual a cicatriz fica escondida no sulco entre as nádegas, e a incisão em asa de gaivota, quando a cirurgia é associada ao lifting de glúteo.

Em termos gerais, existem 2 tipos de prótese para glúteos, que se diferenciam entre si pelo formato e pelo tipo de superfície, cada uma tendo uma indicação (a escolha será feita baseada no bumbum de cada paciente).

São elas:

  • Prótese Redonda- Projeção Única

    Mais utilizada em pessoas de estatura baixa e com glúteos curtos, dando um formato mais arredondado para o bumbum. Preenchida com gel coesivo e possui superfície lisa.

    A vantagem desse tipo de prótese é a menor ocorrência de assimetrias e rotações.

    • Prótese Oval

    Esse implante é preenchido com um gel mais duro, contudo, possui uma textura fina, diferente da prótese redonda, que é lisa.

    Utilizada em pessoas com glúteos alongados ou que queiram obter um bumbum com a aparência mais musculosa.

    Como vimos, cada tipo de prótese glútea possui um direcionamento específico. É lógico que essa é uma visão mais objetiva de um procedimento já consolidado no mercado de cirurgia estética.

    Nosso objetivo aqui é fazer uma leve introdução à temática para você. Portanto, qualquer dúvida pertinente ao seu caso sempre deve ser sanada diretamente com seu médico de confiança.

    Comparativo da prótese glútea X PMMA para aumento do volume do bumbum

    O implante glúteo com prótese glútea, apesar de ser uma opção já tradicional para o aumento de glúteos, requer olhos atentos para alguns pontos de atenção.

    O primeiro deles refere-se ao próprio procedimento de implante, pois possui taxas de complicações substancialmente mais elevadas que procedimentos menos invasivos como a Bioplastia com PMMA.

    Nesse aspecto, dentre as complicações mais comuns estão a deiscência da ferida operatória (“abertura de pontos”), seroma, infecção, mau posicionamento ou mesmo a perda do implante devido à rejeição da prótese intraglútea.

    Além disso, o tempo médio hospitalar de cada paciente tende a ser maior, pois, com a duração cirúrgica maior do procedimento, requer uma recuperação pós-anestésica mais longa também.

    Outro fator a ser levado em consideração é a necessidade de troca da prótese de silicone com o passar do tempo, pois, diferentemente do Preenchimento Definitivo com PMMA, a gluteoplastia com prótese não é definitiva.

    Isso deve-se ao tempo de vida útil da prótese glútea ser inferior até mesmo a seus similares, como o implante de mama, por exemplo. Esse fato decorre da maior exposição da prótese à tensão por compressão, o que explica sua menor durabilidade estar associada também ao estilo de vida e à profissão da paciente.

    Com base nisso, elencamos a seguir os principais pontos quando o assunto é o comparativo entre gluteoplastia com prótese de silicone X PMMA:

    • Risco cirúrgico e no pós-operatório: menor com PMMA
    • Tempo de Recuperação: mais rápido com PMMA
    • Complicações: menor com PMMA (em média 20% na prótese glútea e 1% na Bioplastia, desde que feita nas condições mínimas preconizadas*)
    • Durabilidade do resultado: maior com PMMA (definitivo)
    • Risco de rejeição: menor com PMMA
    • Toque natural no glúteo: maior naturalidade com PMMA
    • Risco de explante (retirada da prótese): inexistente no PMMA
    • Cicatriz evidente: praticamente inexistente no PMMA
    • Possibilidade de personalização dos resultados: maior com PMMA.

    Essa maior possibilidade de personalização dos resultados com PMMA em relação à prótese glútea deve-se principalmente à seleção exata do número de “mls” em cada local de inserção do produto.

    Com isso, consegue-se buscar por resultados mais precisos tanto em termos de volumização quanto de projeção, com um bumbum mais ou menos empinado, e ainda corrigir questões como a depressão trocantérica (afundamento na lateral do quadril), por exemplo.

    Obviamente que cada paciente precisa ter seu caso analisado pelo seu médico de confiança, afinal, é preciso sempre individualizar o caso de cada paciente que deseja se submeter a uma gluteoplastia.

    Agora, se você já realizou uma gluteoplastia com uso de prótese e gostaria de transicionar para o PMMA, se teve complicações com o implante, fez a retirada e agora gostaria de um preenchimento definitivo no local, então não pode perder a leitura do tópico a seguir, acompanhe!

    Cuidados na substituição da prótese glútea pelo Polimetilmetacrilato

    A decisão de substituir a prótese intraglútea pelo Preenchimento Definitivo com PMMA (Polimetilmetacrilato) requer alguns cuidados.

    Existem diversos motivos para essa substituição, seja por vontade da própria paciente, seja por complicações da utilização do implante, é sempre importante consultar seu médico de confiança para estabelecer o melhor plano terapêutico.

    No caso de substituição por desejo da paciente que ainda possui a prótese, é preciso primeiramente retirar o implante, aguardar o período correto de recuperação do procedimento de retirada, com a estabilização anatômica do local, e apenas depois disso realizar a Bioplastia.

    No caso de uma paciente que já fez o explante da prótese anteriormente, é necessário igualmente que já tenha cumprido um período mínimo de 120 dias, para que a região glútea já tenha se recuperado o suficiente.

    Feito isso, na grande maioria dos casos não haverá impedimentos para a realização da Bioplastia.

    É por isso que sempre reforçamos a necessidade de avaliação do seu caso por um profissional qualificado e experiente na área.

    E então, esse texto fez sentido para você? Esperamos que sim!

    Conte sempre conosco!

    MAIS SOBRE O ASSUNTO

    Referências

    BLANCO SOUZA, Túlio Armanini, Colomé, LM, Bender, EA et al.Recomendação do Consenso Brasileiro sobre o Uso do Preenchimento de Polimetilmetacrilato na Estética Facial e Corporal.Aesth Plast Surg42, 1244-1251 (2018). Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s00266-018-1167-1>. Acesso em: 20 abr, 2024.

    MÉLEGA, J.M. Cirurgia Plástica- Os princípios e a atualidade. Editora Guanabara Koogan, Vol. 1, 2011.

    NÁCUL, Dr. Almir. Bioplasty, the Interactive Plastic Surgery: How a physician must advise his patients. Editora Quintessence, 1 jan. 2018.

    Dr.

    Túlio Souza

    Médico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) com mais de 14 anos de experiência em preenchimentos definitivos. Aprendi sobre preenchimento com os criadores da técnica no mundo: Dr. Gottfried Lemperle e Almir Nacul. Minha missão é levar procedimentos sérios e seguros aos nossos pacientes, sejam eles estéticos ou reparadores.

    Leia também

    celulite
    Pesquisas e tendências em medicina

    Celulite: unindo técnicas para combatê-la

    A celulite é, sem dúvidas, um assunto muito presente e desafiador na vida das mulheres. Devido a diversos fatores que abordaremos ao longo deste texto, e independentemente do biotipo, é

    LEIA MAIS
    colágeno
    Opinião

    Colágeno: dicas nutricionais valiosas

    O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, sendo encontrada nas cartilagens, nos músculos, na pele, nos ossos, nos tecidos e nos vasos sanguíneos. Existem 3 tipos diferentes de

    LEIA MAIS
    Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer conteúdo personalizado. Ao continuar a utilizar nosso site, você concorda com nossa política de privacidade e uso de cookies.
    Saiba Mais